sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Educação

Existe um provérbio chinês que diz o seguinte:

"Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o homem."

Sou educadora. Nasci para isso. Sempre que aprendo algo novo, desde uma receita culinária até o porquê se usar integral e diferencial (graças ao vovô Abílio - meu Bixuruco), imagino qual seria a melhor forma de ensinar para as outras pessoas o que acabei de aprender.
Exatamente por isso sou uma eterna estudante...da Escola da Vida.

Sou mãe. Também nasci para isso. Educar um filho é mágico. Cada pequeno aprendizado e cada minúscula descoberta são vitórias! Eu crio 4 crianças: duas minhas e duas "adotadas". Moram todas comigo! Antigamente tinha quatro teorias sobre o modo de educar as crianças. Agora tenho quatro filhos e nenhuma teoria...rsrsrs

Mas sabem o que descobri?
Que dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única!

Quaisquer atitudes nossas são referência para nossos filhos. Eles vão copiar. SEMPRE!

Precisamos ser bons exemplos, envolvê-los com boas companhias, pois como já dizia o sábio: "Passarinho que dorme com morcego acorda de cabeça para baixo"...rsrsrs

Acho que algumas Virtudes devem ser ensinadas desde cedo. Felizes os pais que podem proporcionar isso aos filhos. Eu, particularmente, tento viver e ensinar as 12 Virtudes do Ideal Ético: Paciência, Temperança, Desapego, Confiança, Integridade, Altruísmo, Coragem, Humildade, Benevolência, Sabedoria, Não-violência e Tolerância.

Albert Einstein já dizia que "É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom."

Vamos tentar ser os exemplos que nossos filhos esperam e precisam?

Bom Final de Semana!

Nenhum comentário: